E serão todos ensinados por Deus

26set12

Há pessoas que pensam que Deus só fala se algum homem estiver falando em Seu nome.

Ou seja, para quem crê assim, se o homem não estiver falando, então, Deus não vai falar.

É aí que as pessoas estão sempre procurando ouvir um homem ou mulher falar em nome de Deus para que Deus possa falar com elas.

Só que a Palavra de Deus nos ensina que Deus fala, mesmo com todos os homens calados.

Jesus disse que aqueles que creem nele são Suas ovelhas e que as Suas ovelhas ouvem a Sua voz e o seguem.

Não só isto, mas Ele disse: “está escrito nos profetas: e serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim”.

Em outras palavras, só vai a Jesus quem já ouviu e aprendeu do Pai. E isto acontece porque Deus mesmo fala.

Agora, pare e pense sobre estas palavras: “e serão todos ensinados por Deus”.

Porque quando Jesus fala isto, Ele arranca completamente das mãos dos homens todo e qualquer poder de controle, domínio ou manipulação do seu próximo em nome de Deus.

Ele está dizendo que Deus mesmo fala e que nenhum homem é “boca de Deus” na vida do outro. Deus tem voz, Ele fala e o caminho do homem com Ele é só deles dois.

É um caminho único e pessoal porque cada ser humano foi criado por Deus como uma pessoa única e diferente de todas as outras.

Na carta aos Hebreus nós lemos: “Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por meio de quem fez o mundo. O qual sendo o resplendor da Sua glória e a expressa imagem do Seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas”.

Veja que, hoje, Deus nos fala na pessoa de Jesus.

Porque Jesus é o resplendor da glória de Deus, a expressa imagem do Seu Ser e é Ele quem sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder.

Eu gostaria de enfatizar que o texto diz que a palavra que sustenta todas as coisas, a palavra do Seu poder, está unicamente na boca de Jesus e de mais ninguém.

É em Jesus e apenas nele que está a Palavra suprema e soberana, porque Ele mesmo é esta Palavra de Deus por meio de quem todas as coisas foram criadas e continuam a existir.

E como escreveu João, no início de seu Evangelho, Jesus é o Verbo ou a Palavra que estava no princípio com Deus, é Deus, se fez carne e habitou entre nós.

Quando eu realmente compreendo estas verdades simples, o meu modo de ver as coisas mudam.

Veja que Jesus nunca deu a nenhum ser humano poder de controle sobre a vida de outro ser humano. Nunca. Jamais.

Se você duvida, apenas leia os Evangelhos e confira.

Paulo escreveu em uma de suas cartas que aqueles que pregam a Palavra não têm domínio sobre a fé das outras pessoas, mas são participantes da sua alegria. E Pedro escreve aos que anunciam a Palavra que não sejam dominadores das pessoas, mas, sim, exemplos. Apenas isto.

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus homem. Há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.

Jesus disse que um só é o nosso Mestre e todos nós somos irmãos.

É assim que ensina o Evangelho.

Eu lembro quando o escritor da carta aos Hebreus diz que Deus fez conosco uma Nova aliança, em Jesus, e que nela Ele nos diz: “porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; e não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados não me lembrarei mais”.

Paulo escreve que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus e que o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E João, escrevendo em sua primeira carta, diz que “estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela; assim nele permanecei”.

Veja como ele diz que o Espírito Santo de Deus que nós recebemos e que permanece em nós é quem nos ensina a respeito de todas as coisas.

É por isto que nenhum de nós é o Espírito Santo para a vida de ninguém.

Mas será que Deus não usa pessoas para falar conosco? Claro que sim.

Só que o problema em nossos dias é que parece que para algumas pessoas está se tornando fácil demais usar o nome de Deus para dar mais respaldo e impacto às suas próprias palavras.

Mas, será que nós não estamos esquecendo o que significa quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar pedindo: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome”?

O nome de Deus é santo, o que significa que ele é separado e exaltado acima de todos os outros.

É aí que fico pensando se não está nos faltando temor, respeito e reverência ao nome de Deus.

Parece mesmo que nós esquecemos quem é o Deus que Jesus nos revelou. Parece que nós esquecemos Sua imensa grandeza, majestade, glória, sabedoria, justiça, verdade, santidade, perfeição, poder, misericórdia, graça e amor.

Como escreveu um autor antigo: “nosso Deus é pequeno demais”.

É aí que não estamos mais sendo, como Lucas escreveu no início de seu Evangelho, servos da Palavra, mas estamos nos colocando como senhores dela.

Ou será que tentar fazer a Palavra dizer o que nós queremos que ela diga não é se colocar como senhor dela?

Ou será que agendar datas e horários para Deus fazer e falar o que nós dizemos que Ele vai fazer e falar, não é nos posicionarmos como senhores da palavra?

A Bíblia diz que Deus exaltou acima de tudo o Seu Nome e a Sua Palavra. Mas será que nós ainda enxergamos isto?

Por que ao invés de procurarmos alguém para nos dar “uma palavra revelada e atual de Deus”, nós não entramos no nosso quarto, fechamos a porta, como Jesus disse para fazermos, e falamos com o nosso Pai, em secreto?

Porque ao invés de andarmos atrás de conferências e congressos onde vamos ouvir a “última palavra do momento”, nós não vamos para o nosso quarto, abrimos a Palavra de Deus e começamos a lê-la, não para dizermos que lemos a Bíblia toda em um ano, não para termos mensagens para dar aos outros, não para termos grandes revelações ou inspirações, mas, simplesmente, para aprendermos quem é Jesus e como nós podemos conhecê-lo e caminhar com Ele?

O objetivo de Deus falar é nos levar a Jesus. O que Ele quer é que possamos conhecê-lo, desfrutar dele e caminhar em Sua presença.

Nunca se esqueça de que Jesus disse que as Suas ovelhas ouvem a Sua voz e o seguem.

A Sua voz é tão majestosa e poderosa que é ouvida muito acima das águas mais bravias do mar desta vida, e, ao mesmo tempo, ela é tão suave e terna como um sussurro na quietude e no silêncio do coração sincero e contrito que crê em Jesus.

Que possamos aquietar o nosso coração e a nossa mente e ouvir a Palavra de Deus falar.

Porque todos serão ensinados por Deus.

Pense sobre isto.

Paulo Cardoso

 

Viste o nosso site e leia mais textos: Encontro com a Vida

Anúncios


No Responses Yet to “E serão todos ensinados por Deus”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: