Siga a Jesus!

10jan13

seguir

Se você realmente deseja conhecer a Deus, siga a Jesus.

Abra a sua Bíblia e leia de novo os Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Agora, quando fizer isto, faça-o olhando apenas para Jesus. Coloque sua atenção na pessoa dele. Fixe o olhar nele e somente nele.

Deixe-o falar o que Ele, de fato, falou; deixe-o agir, como Ele, realmente, agiu; deixe-o ser o Jesus que Ele, de fato, foi, é e sempre será.

Simplesmente leia o texto, sem comentários.

E, enquanto lê, pense em como foi que Ele viveu; com quem Ele andou; o que tinha importância e valor para Ele; sobre o que Ele, realmente, falou; o que Ele, de fato, ensinou; o que o deixou admirado; o que o deixou indignado; quem eram seus amigos; quem se incomodava com Ele e o perseguia; como Ele falava do Pai Celestial; como Ele falava com o Pai Celestial; como Ele se relacionou com as pessoas de Seu tempo, com os poderosos, com os religiosos, com os admiradores, com os sofredores; qual foi o Seu mandamento aos seus seguidores.

Eu penso que qualquer um que, realmente, quiser seguir a Jesus vai acabar atraindo a si o mesmo tipo de pessoas que Jesus atraiu e incomodando o mesmo tipo de pessoas que Jesus incomodou.

Depois, leia as cartas, o livro de Atos e todo o Novo Testamento.

Leia devagar, sem pressa, pensando e deixando que aquelas palavras sejam, simplesmente, o que são. Sem complicações. Sem forçar nada. Sem grandes interpretações ou revelações.

O propósito não é dizer que você leu, nem ler o mais depressa possível.  Não estamos em um concurso de leitura.  Não estamos competindo para ver quem lê mais em menos tempo.

Apenas leia e deixe que a Palavra seja Palavra de Deus para sua vida. Apenas isto.

Perceba a simplicidade. Sinta a singeleza. Respire a liberdade. Assombre-se com a honestidade. Encante-se com a graça. Veja a diferença.

A Bíblia não é uma colcha de retalhos que precisa ser remendada por especialistas ou por gente que tem grandes revelações para os nossos dias.

Ela não é propriedade de um grupo ou de algumas pessoas especiais que enxergam nela o que ninguém mais enxerga, porque, na verdade, o que elas dizem que enxergam nunca esteve, não está e nunca estará lá.

Já parou para pensar nisto?

A Bíblia é a Palavra de Deus para gente comum como você e eu. Para gente de todos os tempos, épocas, nacionalidades, culturas e gerações. Sua verdade transcende o tempo, porque é eterna.

Na Bíblia, gente é gente. Ser humano é ser humano. A vida é a vida. Não há superheróis. Os mesmos sofrimentos se cumprem entre todos ao redor do mundo. Todos estão sujeitos aos mesmos sentimentos. O sol se levanta e a chuva desce sobre maus e bons, justos e injustos.

A Bíblia não é para ser dissecada como um fóssil em um laboratório por especialistas curiosos que só querem mais conhecimento e material para seus livros e palestras e nem um manual de autoajuda para quem quer melhorar de vida, resolver seus problemas e alcançar o sucesso. Ela é a Palavra de Deus.

A Bíblia não nos foi dada para ser material de discussão e debate. Não é um livro de mistérios a serem desvendados. Não é um código religioso ou moral. Não é um livro de receitas e fórmulas do bom viver e nem nos foi dada como se fosse o manual de instruções de uso de um eletrodoméstico, como alguns parecem dizer.

A Bíblia toda aponta apenas para uma única Pessoa: Jesus. E ela nos foi dada para que possamos crer que Jesus é o Cristo, e, para que crendo tenhamos vida em Seu nome.

Ou seja, o propósito é que possamos seguir a Jesus e termos um relacionamento com Ele.

Ele é o nosso modelo, nosso Mestre, nosso Senhor, nosso Salvador. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o Bom Pastor que deu a vida por Suas ovelhas. Ele é o Pão da vida. Ele é a Luz do mundo.

Foi Ele quem nos amou e nos ama, foi Ele quem entregou Sua vida, na cruz, em nosso lugar; foi Ele quem pagou a nossa dívida; foi Ele quem morreu pelos nossos pecados, recebeu todo o juízo de Deus em nosso lugar, foi sepultado, mas, ao terceiro dia, ressuscitou para a nossa justificação. É Ele quem está vivo e quer viver em nós. É Ele quem nos convida a ir a Ele e aprender dele, encontrando descanso para as nossas almas.

Deus estava em Cristo reconciliando consigo os homens.

Jesus.

Depois que você ler o Novo Testamento e estiver com a consciência, o coração, o pensamento e a fé firmados em Jesus e apenas em Jesus, leia todo o restante da Bíblia.

Comece em Gênesis e leia todos os livros. Leia as histórias. Veja como aquelas pessoas eram apenas pessoas como você e eu. Veja como Deus cuidou delas. Mergulhe nos Salmos. Sinta as emoções que aquelas pessoas sentiram. Deixe-se consolar e acalmar com suas palavras. Leia Provérbios. Aprenda a sabedoria simples que encontra em Jesus seu maior exemplo. Leia os profetas e veja como andar com Deus tem tudo a ver com andar com misericórdia, solidariedade, justiça e bondade com o próximo. Continue lendo até o final e você vai enxergar, como nunca antes, que tudo, realmente, aponta para Jesus, representa Jesus, ilustra Jesus, figura Jesus, lembra Jesus, anuncia Jesus, se cumpre em Jesus e se realiza em Jesus.

Sua leitura vai ser diferente, porque você vai ler a partir de Jesus e não o contrário.

Muita gente está seguindo muitas coisas, ensinos e pessoas, mas o convite do Evangelho sempre foi e sempre será seguir a Jesus.

O Caminho é Jesus! O chamado dele sempre foi e ainda é: “Vem e segue-me”!

Simples assim.

Pense sobre isto.

Paulo Cardoso

Visite o nosso site: www.encontrocomavida.com.br

Ouça nosso programa, todos os domingos, pela rádio 93 FM (RJ), às 22:30 horas (você também pode ouvir online)

Anúncios


No Responses Yet to “Siga a Jesus!”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: