Jesus é simples assim!

04maio13

Simples-assim

Nossa capacidade de complicar o que é essencialmente simples é realmente fenomenal.

Fico pensando em como há pessoas que sempre preferem os relacionamentos mais melindrosos; as situações mais complexas e as respostas mais difíceis. Parece mesmo que gostamos de tornar as coisas sempre mais difíceis, misteriosas e irresolúveis.

Há pessoas que sentem verdadeira atração por relacionamentos sofridos e conturbados. Quanto mais são rejeitadas, mas sentem-se seduzidas. Quanto mais padecem, mais sentem-se ligadas ao que lhes traz dor e sofrimento. Mas não percebem que estão punindo a si mesmas. Não percebem que desenvolveram um padrão psicológico de prazer completamente adoecido e autodestrutivo.

A Bíblia diz que Deus criou tudo formoso em seu tempo; que Ele fez o homem reto, mas este se entregou a muitas vaidades. Em outras palavras, por mais complexo que seja o universo que Deus formou, ele não é um emaranhado irresolúvel. Ele tem sentido e objetividade. Não é algo tolo e sem razão de ser. Por mais complexo que seja, ele é também simples.

Quando eu penso no nosso caminhar com Deus, eu vejo sua extrema simplicidade. É claro que as pessoas querem complicar tudo. Elas criam seus próprios manuais de espiritualidade e outros compêndios de interpretação dos próprios manuais que criaram. E quando os outros veem isto, pensam que quanto mais complicado é algo, mais profundo se torna. Mas o fato é que isto não é verdade.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Ele disse: “Eu sou a porta; quem entrar por mim, salvar-se-a; entrará e sairá, e encontrará pastagens”. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente”. Ele disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem”. Ele disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”.

Caminho, verdade, vida, porta, ressurreição, o bom pastor, o pão do céu: foi assim que Jesus se autodescreveu para os que o buscavam.

Eu ando neste caminho, eu creio nesta verdade, eu vivo esta vida, eu experimento esta ressurreição, eu sigo este bom pastor, eu me alimento deste pão do céu.

Isto nada tem haver com religiosidade; isto é apenas vida.

Jesus caminhava pelas praias da Galiléia e chamava pessoas a segui-lo. Não havia uma grande catedral e nem projetos para construção de uma grande monumento ao Seu nome. O culto acontecia na própria vida. Ele ia ao templo em Jerusalém, mas subia aos montes para orar. Ele entrava nas sinagogas, mas pregava nas praias e nas campinas. Ele conversava com os religiosos, mas comia com as pessoas simples do povo.

Na verdade, quando lemos o livro de Atos e a história dos primeiros duzentos anos de vida da igreja, tudo é muito simples e descomplicado. É claro que a igreja não era perfeita. Eles estavam apenas começando a caminhada. Mas tudo que parecia importar era seguir a Jesus. Apenas seguir a Jesus e torná-lo conhecido.

Parece que nos nossos dias somos tão imaturos, que estamos preocupados em descobrir um modelo institucional no livro de Atos para copiar. Mas, o livro de Atos é apenas um livro histórico. Ele apenas relata de forma maravilhosa o que Jesus continuou a fazer e a ensinar pelo Seu Espírito na vida dos seus seguidores. O objetivo não era nos dar um manual de eclesiologia, mas simplesmente contar a história dos feitos do Espírito Santo através daqueles irmãos e irmãs em Cristo.

Mas, como nós estamos mais preocupados em descobrir uma fórmula que nos torne bem sucedidos do que em seguir o Espírito Santo, acabamos perdendo o sentido de tudo.

E é aí que nos tornamos absolutamente imaturos em nosso proceder. Queremos títulos, cargos, posições, organizações, modelos, funções, ministérios e atividades, pensando que é disto que precisamos. Mas, Jesus disse que o “vento sopra onde quer, e não sabes de onde vem e nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. Ou como diz em Eclesiastes “assim como não sabes o caminho do vento, assim também não sabes as obras de Deus”. A verdade é que andar com Jesus fala desta simplicidade, singeleza, humildade, liberdade e vida.

Mas na nossa infantilidade, vazio e superficialidade passamos a usar algumas palavras como verdadeiros mantras e chavões, identificando todos aqueles que as usam como se estivessem “por dentro” do que costumamos chamar de “mover” destes dias.

Cada década tem suas próprias palavras, ênfases, modismos, ventos de doutrinas, jargões e chavões. Sempre foi assim, e apenas os que estão chegando agora, ainda não sabem disto. A questão é: Onde está tudo isto na Palavra de Deus?

Já percebeu que se lermos os Evangelhos, com honestidade, vamos ter que colocar de lado a maioria esmagadora das coisas que estamos vendo e ouvindo em nossos dias sendo feitas e ditas em nome de Deus?

Nòs tornamos tudo tão complicado e difícil que nem nós desfrutamos da genuína e singela alegria de conhecer a Cristo e nem deixamos que os outros a conheçam. Porque a lista de pecados é tão extensa e as regras a serem seguidas tão numerosas, que a maioria desiste na metade do caminho.O número de maldições a serem quebradas, sacrifícios a serem oferecidos, libertações a serem recebidas, confissões a serem feitas e tantas outras coisas da lista a serem realizadas é tão grande que muitos se esgotam e adoecem espiritualmente.

Que diferença de Jesus quando disse que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve. Ou, mesmo dos líderes da igreja, em Atos 15, quando escrevendo para os gentios, falaram apenas do absolutamente essencial, dentro da mentalidade de que o justo viverá pela fé e não por suas obras de justiça.

Pense em como tornamos tudo tão complexo e difícil. Como escrevi antes, na cabeça de muitos, para seguir a Jesus, a pessoa tem que passar por várias libertações, renúncias, orações, ministrações, experiências, retiros, cursos, discipulados, treinamentos, conferências e aprimoramentos. Tudo simplesmente para poder ser um seguidor de Jesus.

A pergunta que não pode jamais se calar é: Era assim com Jesus? Era assim com os discípulos? Ou será que tudo isto não passa de nossas próprias viagens, criações e devaneios em nome da fé?

É claro que precisamos ler a Palavra e aprender seus ensinamentos; mas será que não é mais simples do que as pessoas estão fazendo parecer ser? É claro que há pessoas que precisam de libertação de opressões espirituais, mas será que é do jeito que está sendo feito?

Mas, para quem já está cansado de tantas complicações e quer apenas seguir Jesus, com o coração simples e sem perturbação, fica esta palavra.

Deixe que os complicados se compliquem mais ainda. Deixe que os místicos continuem mistificando suas vidas. Deixe os insensatos continuarem seus devaneios e viagens. Apenas siga em paz. Siga a Jesus com sinceridade e verdade de coração e com uma consciência segundo o Evangelho.

Pedro fala, em suas cartas, de pessoas que viviam em suas mistificações. São pessoas que acham que Deus fala com elas a cada dez minutos e vivem em um mundo paralelo onde só elas sabem a vontade divina. Outros há que vivem apregoando grandes chuvas, quando são apenas nuvens carregadas pelos ventos. Mas, por que agir assim? Jesus é simples! Ele é manso e humilde de coração. E, quando nós o seguimos, encontramos descanso para as nossas almas. Não é isto que nós mais precisamos?

Jesus não veio fundar uma religião. Ele não veio criar um colégio apostólico e organizar uma autoridade eclesiástica sobre a terra. Ele não veio estabelecer um reino humano. Ele não veio estabelecer tradições. Ele não veio trazer modelos, visões e movimentos. Ele não veio fazer reuniões e conferências arrebatadoras. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Ele veio trazer vida e vida em abundância. Ele quer ser Pão, Água, Luz, Porta, Pastor, Ressurreição, Videira, Caminho, Verdade e Vida para você e para mim.

Já viu como há pessoas se estressando em nome da espiritualidade? Já percebeu como existe gente vivendo perturbada em nome da fé? Há pessoas brigando com a família, discutindo com quem ama, se esgotando emocionalmente e perdendo a paz por causa de coisas que Jesus mesmo nunca ensinou. Será que isto faz sentido? O que isto tem haver com o reino de Deus, que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo?

Veja como complicamos tudo.

A pessoa não pode mais só pregar a Bíblia; ela tem que ter uma “palavra revelada”, uma “palavra profética”, uma “palavra atual”, uma “palavra rhema”. Não basta só cantar louvores com simplicidade, contrição e alegria a Deus; tem que ter muitos instrumentos, um fluir sobrenatural e ministrações espontâneas. Não basta só crer em Jesus e segui-lo; tem que passar por dezenas de reuniões de libertação. Nâo pode só aprender a Bíblia aos poucos; tem que ir para um treinamento intensivo para ser transformado em líder em seis meses. De onde tiramos tudo isto? Não será de nossas vaidades, insatisfações, frustrações, vazios, falta de conteúdo e questões mal resolvidas?

Que tal colocarmos todas as nossas pretensões e vaidades de lado e sermos simples seguidores de Jesus? Que tal pararmos de buscar coisas extraordinárias; grandes feitos, grandes sensações e experîências fantásticas, para, simplesmente, andar com Jesus?

O Evangelho é bonito. Se está feio, não é Evangelho. A Palavra de Deus é simples e refrigera a alma. Se está complicada demais e trazendo culpa, peso e esmagando a alma das pessoas, não é a Palavra de Deus.

Por favor, posso lhe dar uma sugestão?

Ande no caminho, abrace a verdade e viva a vida. Apenas siga Jesus com um coração sincero e honesto. Ande em paz. É descomplicado assim. É simples assim!

Paulo Cardoso

Anúncios


2 Responses to “Jesus é simples assim!”

  1. 1 Alvaro Peixoto Rebelo

    Paulo fico feliz em saber que vc também percebe a simplicidade e o verdadeiro sentido do Cristianismo, que Jesus se manifestou desde o seu nascimento de forma simples e proclamando o seu evangelho tao transparente que muitos de nós encontramos dificuldades de compreender as mensagens simples de Jesus. Parabéns

  2. 2 Miriã

    Puxa que texto mais interessante! Isso nos faz tomar consciência de como somos chatos e gostamos de fazer tempestade em copo d’ água. Realmente faz todo sentido pra mim, já que ao invés de fazer por onde nós preferimos fazer o contrário, arriscar, insistir no que é errado e faz sofrer. Gostei muito do artigo. Meus parabéns ao autor e que Deus abençoe a vida dele porque esse artigo abençôo a minha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: