Apenas como Ele!

07out13

caminhos

Basta ao discípulo ser como o seu Mestre e ao servo como o seu senhor. Estas foram palavras de Jesus àqueles que o seguiam.

Eu penso que o cristianismo, ao longo dos tempos, se tornou em algo tão complexo, diversificado e dividido que acabamos esquecendo a essência e a razão de tudo que é apenas seguir e ser como Jesus.

Isto me faz lembrar de quando Ele disse aos seus discípulos: “um só é o vosso Senhor e Mestre e todos vós sois irmãos”. Simples, não é?

Ou seja, Jesus não veio fundar uma nova religião, dar início a um movimento, propor uma filosofia, edificar um império ou criar uma grande organização. Jesus veio dar a Sua vida em resgate de muitos. Ele veio buscar e salvar quem estava perdido. Ele veio para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Ele veio revelar o Pai Celestial e nos reconciliar com Ele. Ele era o Bom Pastor procurando sua ovelha perdida.

Apenas isto e tudo isto.

Os ensinos de Jesus eram simples, Seu estilo de vida, mais ainda. Leia os Evangelhos e veja isto.

Ele pregava pelas praias, sentado nos campos e na casa das pessoas, andando por caminhos e estradas poeirentas da vida. Seus exemplos sempre eram figuras que todos em seu tempo conheciam: as aves do céu, os lírios do campo, o pastor de ovelhas, o semeador do campo, a mulher fazendo pão em casa, o filho que foi embora de casa e depois retornou, o pai que deu uma festa pelas bodas do filho, etc.

Jesus se cercava de pessoas comuns: adultos, idosos, jovens, crianças, ricos e pobres, cultos e incultos, religiosos e não religiosos. E quando eu presto atenção ao chamado que Ele fazia, o tempo todo sua mensagem era: “Siga-me”.

Pense que Jesus não fundou um clube, uma associação política ou uma agremiação cultural, mas chamou pessoas de todos os tipos a segui-lo.

Agora, seguir Jesus era seguir uma Pessoa. Segui-lo era caminhar com Ele por onde quer que Ele fosse. E era isso que os discípulos faziam.

Enquanto o seguiam, eles aprendiam dele e passavam a enxergar o que nunca tinham enxergado antes, a pensar como nunca tinham pensado antes, a desejar o que nunca tinham desejado antes, a dar valor ao que nunca tinha valorizado antes, a crer como nunca tinham crido antes e a agir como nunca tinham agido antes.

Seguir Jesus, segundo os Evangelhos, significava caminhar com Ele, aprender dele, depender dele, viver nele e com Ele. Não era ter uma religião ou uma crença, mas, sim, um relacionamento com uma pessoa.

Daí que o alvo de quem segue Jesus é andar com Ele. E andar com Ele, pouco a pouco, começa a ensinar quem o segue a ver a vida do modo como Ele a via; a lidar com as circunstâncias como Ele lidava com elas; tratar as pessoas como Ele as tratava; dar valor ao que Ele dava valor e amar como Ele amava. E tudo isto dependendo, completamente, dele, porque sem Ele nada podemos fazer.

Jesus disse: Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para as suas almas. O meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Jesus não reuniu, ao redor de Si, uma estrutura, uma ideia, um movimento ou uma organização, mas uma comunhão de pessoas que, simplesmente, o seguiam na caminhada.

Leia de novo os Evangelhos e preste atenção se não é isto que acontece o tempo todo.

O que se vê é gente simples que está aprendendo, um dia de cada vez, a amar a Deus e a procurar o bem de outras pessoas; gente comum aprendendo com Jesus a ajudar o próximo a levar os seus fardos. São pessoas aprendendo com Ele a amar o Pai Celestial e ao próximo. Gente aprendendo a orar e pedir a Deus, não só por si mesmas, mas umas pelas outras. Em outras palavras, gente aprendendo com Jesus a viver uma vida que glorifica o Pai que está nos céus.

O que Ele cria ao redor de si é uma comunhão onde não se julga o outro pelo que ele ainda não é, mas se caminha junto com ele, dependendo da graça de Deus, para que todos sejam, individualmente, transformados na imagem dEle mesmo.  O que existe é uma comunhão onde o que precisa imperar é a misericórdia, a compaixão, a tolerância, o respeito, a solidariedade, a liberdade, a bondade e a graça.

Todos nós passamos por lutas, enfrentamos tentações, atravessamos momentos difíceis, choramos, erramos, caímos, pecamos, temos fraquezas, limitações, dificuldades e ficamos cansados. Todos somos apenas humanos, mas o único objetivo de quem, realmente, entendeu e creu no Evangelho é seguir a Jesus.

O alvo é Jesus. A razão de tudo é Jesus. Foi Ele quem se entregou por nós na cruz e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. Foi Ele quem pagou a nossa dívida para com Deus e nos deu o perdão. Foi Ele quem derramou o Seu sangue e nos comprou de volta para o nosso Deus e Pai. Foi Ele quem nos amou como ninguém jamais nos amou. Foi Ele quem desceu dos mais altos céus para dar sua vida, simplesmente por nos amar. Ele é quem está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Ele é quem virá nos buscar para que onde Ele estiver, nós estejamos também. Ė Ele e apenas Ele.

E isto é algo tão simples, espontâneo, natural, livre e singelo, que muitos ainda não compreenderam seu real significado.

Eu apenas estou seguindo Jesus junto com pessoas que Deus colocou em meu caminho, para caminharem comigo como amigos, irmãos, companheiros de jornada, gente que procura me ajudar e a quem eu procuro ajudar a levar as cargas da vida.

Somente Jesus é o Autor e o Consumador da nossa fé. Somente Ele é o Apóstolo e Sumo-Sacerdote da nossa confissão. Somente Ele é o Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas. Somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Em nenhum outro há salvação, porquanto debaixo do céu, nenhum outro nome foi dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem.

Deus nos devolva a simplicidade. O alvo é ser como Jesus. Apenas como Jesus.

Pense sobre isto.

Paulo Cardoso

Anúncios


No Responses Yet to “Apenas como Ele!”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: